Os tubos industriais, como o nome sugere, são utilizados em diversos processos industriais nos quais se destacam por proporcionar uma alta resistência, versatilidade, leveza e um aspecto moderno ao projeto. Estética essa que se tornou, inclusive, uma tendência de arquitetura contemporânea.

Geralmente, esses tubos são utilizados na indústria para o transporte de fluidos como gases, óleos, lubrificantes, água, entre muitos outros, sendo possível encontrá-los até mesmo com especificações técnicas que permitem o transporte de ácidos e bases extremamente corrosivas. Para esses casos, os tubos de aço inoxidável são os mais indicados.

Nesse artigo, abordaremos os diferentes tipos de tubulações industriais, suas principais características, vantagens e uso dentro da indústria para te ajudar a fazer a melhor escolha para o seu projeto.

Quais os tipos de tubulações industriais?

Existem algumas divisões dentro das tubulações industriais e podemos imaginá-las como “guarda-chuvas”; uma abaixo da outra, representando as respectivas subdivisões.

A princípio, geralmente separamos os tubos em internos e externos. Desta forma, os internos representam todos aqueles que são utilizados para processos industriais dentro da fábrica, como, por exemplo, os que distribuem água e transportam a matéria prima de um setor a outro da produção.

Já os externos se caracterizam por transportar os mesmos fluidos, mas para fora da fábrica, em direção à distribuição – como é o caso do gás natural, que é transportado por meio de gasodutos após o seu devido refinamento.

Dentro dessa separação, temos tubos metálicos, que podem ser ferrosos – aqueles que são feitos a partir de aço carbono, aço-liga, inoxidável, fundido, forjado, modular ou ligado – ou não ferrosos, que não são tão frequentemente encontrados por conta de seu custo mais elevado. Esses são fabricados em cobre, latão, níquel, alumínio, metal, chumbo titânio ou zircônio.

Além dos metálicos, podem ser utilizados também os plásticos, geralmente em processos simples, por não serem tão resistentes quanto os metálicos. Esses tubos podem ser fabricados em PVC, polietileno, acrílicos, epóxi, poliéster, entre outros.

Para cada um desses tipos, existem ainda diversos tipos de revestimentos que têm por objetivo aumentar a resistência e melhorar o isolamento acústico e a eficiência térmica do sistema. Entre eles, podemos destacar o zinco, a borracha e o concreto.

Quais as principais características dos tubos industriais?

Cada tipo de tubo industrial tem características específicas que definem também que tipo de uso lhe vai ser dado.

Atualmente, cerca de 90% das tubulações industriais são feitas em aço carbono por conta de seu baixo custo, alta performance e flexibilidade. Esse tipo de tubo é indicado para a maior parte dos processos industriais que envolvem fluidos não corrosivos.

Já para fluidos corrosivos, os tubos de aço galvanizado ou inoxidável cumprem perfeitamente o papel de manter o projeto seguro e funcionando de forma eficiente.

Outra divisão comum na indústria para o que diz respeito às especificações dos tubos é se eles são com costura ou sem costura.

No primeiro caso, os tubos são fabricados por meio da soldagem de uma chapa de metal, visando unir suas extremidades utilizando o calor e ferramentas específicas. Essa peculiaridade na fabricação é o que lhes proporciona a versatilidade de espessura, metragem e diâmetro, o que o torna mais acessível e mais simples de ser comprado.

Já os tubos sem costura não passam por qualquer processo de soldagem durante a sua fabricação. Em vez disso, eles são produzidos por meio de cilindros metálicos que são aquecidos e perfurados posteriormente. A não existência da costura favorece o uso desses tubos em projetos que trabalham com fluidos em alta pressão, como pistões hidráulicos e caldeiras.

Todos esses tipos de tubos você encontra na Century Tubos em altíssima qualidade e com um ótimo prazo de entrega.

Categorizado em: