Os tubos oblongos representam uma categoria singular de componentes estruturais no cenário da engenharia e construção. Com uma forma retangular alongada, esses tubos oferecem uma alternativa versátil e adaptável para diversas aplicações. Suas medidas são variadas, bem como suas espessuras. Isso lhe confere flexibilidade dimensional, adaptando-se a diferentes exigências de distintos projetos, como construção civil, indústria automotiva, maquinário industrial e muitas outras áreas.

São fabricados em aço carbono e soldados por meio do processo HFIW garantindo não apenas resistência estrutural, mas também versatilidade. Bons tubos oblongos devem atender a normas técnicas como a NBR 6591, NBR 8261 e ASTM A500ncontram aplicação em uma ampla gama de projetos na construção civil, indústria automotiva e outras áreas.

Quais são as características dos Tubos de aço oblongos para aplicações estruturais?

Os tubos de aço oblongos, representam uma alternativa distinta e versátil para aplicações estruturais na engenharia e construção. Com uma seção transversal retangular alongada, esses tubos oferecem características específicas que os tornam ideais para diversas finalidades. Seu formato oblongo, com medidas variando de 30mm x 16mm até 77mm x 40mm e espessuras de 0,60mm até 2,00mm, confere uma gama dimensional que os torna adaptáveis a uma ampla diversidade de projetos. Os tubos estruturais oblongos, produzidos em aço carbono por meio de laminação a quente ou a frio e soldados pelo processo HFIW (High Frequency Induction Welding), garantem não apenas robustez estrutural, mas também flexibilidade dimensional, permitindo a adaptação a diferentes exigências de carga e contexto de aplicação. Além disso, cumprem as normas técnicas estabelecidas, como a NBR 6591, a NBR 8261 (de graus A, B e C), que são nacionais, ou a norma norte-americana ASTM A500, também em graus A, B e C, assegurando a conformidade com os requisitos de qualidade e resistência necessários para enfrentar desafios estruturais variados.

O acabamento de um tubo oblongo de aço carbono pode variar dependendo das necessidades específicas da aplicação e do processo de fabricação. Geralmente, esses tubos podem ter diferentes tipos de acabamento, sendo comumente encontrados com acabamento preto, que é o resultado do processo de laminação a quente, onde o tubo é revestido com uma fina camada de óxido de ferro, que lhe confere resistência à corrosão. Outra possibilidade é o acabamento galvanizado, onde o tubo é revestido com uma camada de zinco para aumentar sua resistência à corrosão, e é comumente usado em aplicações externas ou em ambientes sujeitos à corrosão.

Além disso, os tubos oblongos também podem passar por processos adicionais de acabamento, como pintura ou outros tratamentos superficiais para melhorar a aparência e atender a requisitos específicos do projeto.

Onde utilizar tubos de aço estruturais oblongos?

Os tubos de aço oblongos encontram aplicação em uma diversidade de cenários na engenharia e construção. Sua geometria alongada e adaptável os torna ideais para projetos que demandam soluções estruturais eficazes e diversificadas. Na construção civil, são empregados na formação de estruturas arquitetônicas, em especial para pilares, vigas e sistemas de suporte. No setor automotivo e na fabricação de equipamentos industriais, esses tubos desempenham um papel essencial na construção de chassis, sistemas de exaustão e estruturas de maquinaria robusta. Além disso, são aplicados em projetos de mobiliário, corrimãos, sistemas de dutos e em aplicações agrícolas. Com sua qualidade de fabricação e capacidade de se adaptar a diversas exigências de carga, os tubos de aço oblongos oferecem uma solução estrutural confiável e versátil em uma ampla gama de contextos.

Onde comprar tubo oblongo

Na Century Tubos, é possível encontrar um amplo estoque de tubos oblongos estruturais a pronta entrega e com todas as características que um bom tubo oblongo deve ter.

Fabricados com a melhor matéria-prima e dentro de todas as normas técnicas, os tubos oblongos estruturais comercializados pela Century Tubos chegam a qualquer lugar do país, graças à nossa logística de ponta, além de contar com a possibilidade de entrega rápida em até 24 horas para a Capital Paulista.

Entre em contato e solicite um orçamento para obter os melhores tubos estruturais oblongos.