Blog
O que é Tubo Schedule

O que é a classe Schedule para definição de tubos?

Tanto na construção civil como na indústria, o uso de diferentes materiais faz parte da rotina e determina o sucesso das atividades. A Century tubos possui mais de 1500 medidas diversas de tubos de aços, para as mais variadas aplicações, sendo os tubos de aço de condução de fluidos um dos seus produtos de destaque. Entre os tubos de aço para condução de fluidos nas normas NBR5590 e ASTM A53, existe uma classe especial para defini-los. Você sabe o que é um tubo Schedule?

A denominação Schedule serve para classificar as espessuras dos tubos de condução de fluidos. Na linha de produtos da Century Tubos, é possível encontrar tubos a partir do Schedule 10 até o Schedule 80!

Em síntese, o Schedule define, portanto, a espessura de parede do tubo de condução de acordo com as normas NBR 5590 e ASTM A53.

O que é a norma NBR 5590?

A Norma Brasileira – NBR 5590 para tubos de aço foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para regulamentar a produção e o fornecimento dos Tubos Schedule. Esses tubos são fabricados em aço carbono, com solda longitudinal, pretos ou galvanizados, tendo como objetivo a condução de fluidos não corrosivos sob pressão, temperatura e aplicações mecânicas específicas. Falamos mais sobre ela aqui.

Para que serve um tubo Schedule?

O tubo schedule é empregado na condução de fluidos líquidos ou gasosos que exijam condições específicas de temperatura, pressão ou características corrosivas. Para cada tipo de aplicação e projeto, deve-se seguir as normas técnicas de padronização do tubo, como a inserção de marcas d’água a cada 1 metro. Há muitos tubos normais vendidos no mercado como tubos de condução, sem conter estas marcações, o que pode representar risco à segurança na condução de fluídos.

Onde o tubo Schedule é utilizado?

Pode-se encontrar Tubos Schedule em diversas aplicações, como condução de vapores, instaladores de água, gás, ar comprimido, etc. São comuns em shopping centers, estacionamentos, aquecedores e hidrantes, justamente pelo fato de lidarem bem com temperaturas extremas e altas pressões. Também são empregados nas indústrias químicas, navais e petrolíferas, entre outras.

Quais as vantagens do tubo Schedule?

Além de serem resistentes e duráveis, uma das vantagens mais evidentes da utilização do tubo Schedule é que o material confere uma segurança superior, por sua capacidade de suportar altas pressões e temperaturas extremas, e sobretudo por estar dentro das normas vigentes de qualidade no setor. Dessa forma, qualquer tipo de fluido que passe por eles é mantido em condições ideais de temperatura e no estado necessário, seja líquido ou gasoso.

Agora que você já conhece a importância de um Tubo Schedule Certificado dentro da NBR 5590 e da ASTM A53 para seu projeto, que tal experimentar a qualidade e autoridade da Century no segmento? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone