A NBR 5590 é uma norma que fixa as condições exigíveis para encomenda, fabricação e fornecimento de tubos de aço-carbono, com ou sem costura, pretos ou galvanizados, para condução de fluidos e, sob pressão, aplicações mecânicas, sendo também aceitável para uso ordinário em linhas de vapor, água, gás e ar comprimido. Isso significa que ela define as características que os tubos industriais devem ter para suportar essas condições extremas.

A norma foi criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é atualmente a principal referência para a fabricação e utilização de tubos industriais no país.

Conheça algumas de suas principais definições:

Classificação

  • Normal – N
  • Reforçado – R
  • Duplamente reforçado – DR

Tipos de tubos

  • Tipo F: soldados a topo por aquecimento em forno, solda contínua.
  • Tipo E: soldados por resistência elétrica (ERW) em aços de grau A e grau B.
  • Tipo S: sem costura, nos graus A e B.

Esta norma considera os tubas a serem unidos por solda, conformados a frio, envolvendo operações de flangeamento, dobramento e serpentinamento. estando sujeitos as seguintes condições:

  1. Tubos tipo F não são aptos para flangeamento.
  2. Para tubos tipo S e E utilizados na fabricação de serpentinas fechadas ou curvamento a frio, o grau A deve ser específico.
  3. Quando os tubos forem destinados a formar serpentinas fechadas, deve ser mencionado na especificação de compra.
  4. Os tubos tipo E podem ser fornecidos não expandidos ou expandidos a frio, a opção do fabricante. Quando forem expandidos a frio, o grau de expansão não deve exceder 1,4% do diâmetro externo.

Qual é a importância da NBR 5590?

A importância da NBR 5590 está relacionada à sua capacidade de garantir a qualidade e segurança dos tubos utilizados em processos industriais. Isso porque os tubos industriais são essenciais para a condução de fluidos e gases em processos de produção e operações industriais, e é fundamental que eles sejam capazes de suportar altas pressões e temperaturas sem sofrer deformações ou falhas que possam comprometer a segurança ou a eficiência dos processos.

A NBR 5590 define as dimensões, propriedades mecânicas, composição química, tolerâncias e métodos de ensaio para os tubos industriais. Dessa forma, ela é capaz de assegurar que esses tubos atendam a padrões mínimos de qualidade e resistência, evitando falhas, vazamentos e acidentes.

Além disso, a NBR 5590 é importante para padronizar os processos de fabricação e utilização dos tubos industriais, facilitando a comunicação e o entendimento entre fornecedores, fabricantes e usuários desses tubos.

Para assegurar o comprador da procedência e qualidade do tubo industrial, a norma 5590 prevê ainda que o logo da fabricante, a corrida de produção, o certificado de aprovação do INMETRO e as medidas do tubo devem ser gravadas no item.

Em que tubos é aplicada a norma NBR 5590?

A NBR 5590 é aplicável a tubos de aço-carbono com ou sem costura, utilizados em serviços de alta pressão e alta temperatura na indústria em geral. Esses tubos são utilizados em diversos processos industriais, tais como:

  • Refinarias de petróleo;
  • Indústrias químicas;
  • Indústrias de alimentos e bebidas;
  • Indústrias de papel e celulose;
  • Indústrias de energia, incluindo usinas termelétricas e hidrelétricas;
  • Sistemas de transporte de fluidos em geral.

Os tubos industriais podem ser fabricados com ou sem costura, e a NBR 5590 se aplica a ambos os tipos. No entanto, é importante destacar que a fabricação de tubos sem costura requer processos mais complexos.

Já os tubos de aço-carbono são utilizados em serviços de alta pressão e alta temperatura porque esse tipo de aço apresenta características mecânicas e de resistência que o tornam ideal para essas condições extremas.

Na Century Tubos, todos os tubos industriais comercializados foram fabricados de acordo com as normas NBR, pois a sua segurança e do seu projeto são imprescindíveis para nós. Solicite um orçamento!

Categorizado em: