Quando falamos de tubos de condução de fluídos, estamos falando do transporte de líquidos e gases, por vezes corrosivos ou mesmo inflamáveis, que demandam uma estrutura perfeitamente adequada para sejam conduzidos de forma eficiente e, sobretudo, segura.

Se você tem dúvidas quanto a qual o tubo de aço ideal para condução de fluídos, esse artigo é especialmente para você. Confira:

O que é um tubo de condução de fluídos

Como o próprio nome diz, este tipo de tubo serve para o transporte de substâncias como líquidos, gás ou óleo. Eles devem obedecer, obrigatoriamente, às normas técnicas NBR 5580, NBR 5590, e/ou à norma americana ASTM A53 e à norma europeia DIN EM 10255 (antiga DIN 2440). Estas normas definem as propriedades químicas, as propriedades mecânicas, sua espessura, dimensões, tolerância e a, para que eles sejam considerados tubos de condução adequados.

Aplicações do tubo de condução de fluídos

Este tipo de tubo também é comum em plataformas de petróleo e gás, caldeiraria, usinas, maquinário industrial, etc. Toda a infraestrutura que precise de um sistema de combate a incêndio também precisa de tubos de condução. Em suma, em qualquer lugar onde haja condução de água, óleo e gás, estão os tubos de condução.

Existem diferenças entre os tubos de condução de fluídos?

Sim. Estes tubos podem ser pretos, galvanizados a fogo, pintados (dentro da norma NBR5590), podem ter pontas lisas, pontas chanfradas, pontas com roscas BSP e NPT e ponta com ranhura ou grooved, de acordo com a necessidade do cliente ou aplicação. Além disso, dentro de suas duas normas técnicas obrigatórias, uma pode ser mais apropriada do que a outra. A norma NBR5580 não demanda tantos requisitos de qualidade como a norma NBR5590, mas dependendo do projeto, às vezes ambas podem ser indicadas ou apenas uma das duas ser considerada ideal.

Como identificar um bom tubo de condução de fluídos

Estes tubos possuem marcações em baixo relevo, com gravação do número da corrida de lote, diâmetros e espessuras também gravados no tubo, além de logotipo do INMETRO, quando estão totalmente de acordo com as normas técnicas referentes. São estes detalhes de marcação no tubo que atestam que ele seja um tubo de condução e não um tubo estrutural.

Tubos de condução podem ser substituídos por outros tubos?

Jamais. Os tubos para condução de fluidos têm medidas e tolerâncias especificas, além de requisitos de qualidade e testes mecânicos únicos, que caracterizam a função de conduzir fluidos. Utilizar tubos de outros materiais, espessuras, dimensões, e fora das normas técnicas pode ser bastante perigoso. Para evitar um eventual escape de gás, um vazamento de combustível ou mesmo de água em excesso, por exemplo, utilize os tubos adequados para estes fins.

Agora que você já sabe o que levar em conta na hora de comprar tubos de condução de fluídos, conte com a Century Tubos.

Nossos tubos atendem às solicitações de todas as normas técnicas necessárias, com certificado de qualidade INMETRO. Todos possuem costura, tornando a composição do projeto mais funcional e completa, e ainda dispomos de diversos tubos a pronta entrega no maior estoque do Brasil. Consulte-nos e saiba mais!