Blog
tubos de aço na construção civil

Quais tubos de aço usar na construção civil?

O uso de tubos de aço na construção civil é comum em obras de qualquer porte, nos mais variados projetos de engenharia. Os chamados “tubos estruturais” trazem resistência, leveza e fácil processamento para os projetos construtivos, tornando-se grandes aliados de obras com prazos acelerados.

A seguir, conheça um pouco mais sobre a importância dos tubos de aço na construção civil e quais devem ser utilizados para garantir uma obra de sucesso.

Por que os tubos de aço são tão usados na construção civil?

Com estética agradável, estes tubos também oferecem bom potencial para rentabilidade e facilidade no processamento. São bastante resistentes à compressão, tração e torção, por isso são considerados ideais na etapa de estruturação das obras.

Quais as vantagens dos tubos de aço na construção civil?

Eles apresentam grande uniformidade de características mecânicas e dimensionais, de modo que sua aplicação costuma ser simples. Suas superfícies são lisas, sem cantos vivos ou ângulos, deixando a pintura e a manutenção bastante práticas.

Os tubos de aço são estruturas de alta resistência à corrosão e até mesmo ao fogo, sendo capazes de suportar condições operacionais adversas e garantir durabilidade quando expostos às intempéries, seja no ambiente doméstico, industrial, rural ou mesmo aquático.

Além disso, estes tubos também costumam ser mais baratos. As operações tecnológicas utilizadas para produzi-los são simples e, consequentemente, mais em conta do que em comparação com outros metais. Seu custo x benefício fica ainda maior se levarmos em consideração toda a sua facilidade de manuseio, montagem e desmontagem.

Onde podem se aplicar tubos estruturais na construção civil?

Os tubos de aço estão presentes nos mais variados segmentos da construção civil. Na arquitetura, são muito utilizados sob forma de treliças espaciais, vigas treliçadas, entre outros, que enriquecem o aspecto visual e dão um ar arrojado e moderno. Também são bastante comuns em alambrados de estádios esportivos, aeroportos, plataformas de petróleo, pontes, torres de transmissão, andaimes e muito mais.

Como saber se um tubo de aço é ideal para a construção civil?

Antes de mais nada, para atestar a qualidade dos tubos de aço na construção civil deve-se verificar se eles foram produzidos dentro das normas NBR 8261, NBR 6591 ou ASTM A500. Isso garantirá que eles seguem o padrão produtivo de qualidade em termos de material utilizado, dimensão, espessura, peso e demais características.

Consideradas as normas técnicas, é importante determinar as dimensões que os tubos devem ter para atender seu projeto de forma adequada. Por padrão, eles costumam apresentar as seguintes medidas:

  • Tubos Redondos: medidas de 9,53mm até 339,70mm e espessuras de 0.90mm até 12,70mm
  • Tubos Quadrados: medidas de 16mm x 16mm até 300mm x 300mm e espessuras de 0.90mm até 16,00mm
  • Tubos Retangulares: medidas de 20mm x 10mm até 400mm x 200mm e espessuras de 0.90mm até 12,70mm

Se você já entendeu quanto sua obra pode se beneficiar de um tubo estrutural e está procurando pelos melhores modelos do mercado, conte com a Century Tubos. Fale conosco e solicite um orçamento!

 

 

Empresa certificada com CRCC Petrobras
Empresa com certificado ONIP
Empresa com certificado NBR ISO 9001