Entre em contato com o Whatsapp da Century Tubos – Tubos de Aço carbono
Blog
Tubos redes de incêndio

Qual o tubo recomendado para uma rede de incêndio?

Um tubo para rede de incêndio deve atender quesitos claros de segurança e eficiência na condução de água para evitar acidentes ou controlar chamas. Mas você sabe o que faz uma tubulação de incêndio ser considerada boa e apta a qualquer ambiente? Confira a seguir.

O que é uma rede de incêndio e por que ela é importante?

Uma rede de incêndio é um sistema que impede a propagação de chamas em caso de  incêndio, sendo capaz de apagá-lo. Cada projeto precisa ser pensado de acordo com a planta do local, pensando em saídas de emergência, portas corta-fogo e, sobretudo, a tubulação de condução de água.

Em qualquer ambiente grande na construção civil é importante contar com uma rede de incêndio, e inclusive, isso é imprescindível para a obtenção de alvará de funcionamento em alguns casos.

Quais os principais componentes de uma rede de incêndio?

Os principais componentes de uma rede de incêndio incluem mangueiras, registros, válvulas, caixas de abrigo, entre outros, além é claro, dos tubos de aço de condução.

Estes componentes devem atender aos requisitos da regulamentação AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um documento obrigatório para qualquer projeto de edifícios residenciais ou comerciais, e os tubos envolvidos também devem seguir normas próprias.

Quais as normas técnicas de um tubo de aço para rede de incêndio?

Tubos de aço para redes de incêndio devem obedecer às normas NBR 5580 e NBR 5590. Elas determinam os padrões de qualidade de tubos de aço carbono, pretos e galvanizados para aplicações na condução de fluidos, incluindo os não corrosivos como a água.

No caso da NBR 5590, os tubos devem conter marcações individuais em baixo relevo e com a marca do fabricante do tubo na superfície externa ou interna a cada 1 metro. A ideia é identificar o fabricante do tubo para que, caso ocorra um incêndio e estes tubos falhem, seja possível identificar a origem do material. Em todo o processo produtivo existe um certificado de qualidade, com testes de qualidade que asseguram que o material esteja dentro da norma técnica adequada. Caso o tubo de condução não possua estas marcações em baixo relevo, ele não pode ser considerado como dentro da norma NBR5590.

Como deve ser uma boa tubulação para rede de incêndio?

Os tubos de aço carbono para condução de fluídos nas redes de incêndio precisam apresentar resistência superior, baixa manutenção e concordância com as normas técnicas. Sendo assim, além de possuírem diâmetros e espessuras específicas e pré-determinados, é indicado que eles também sejam galvanizados.

Com a galvanização, os tubos recebem uma camada extra de zinco, e obtêm maior durabilidade e resistência a intempéries ou aos fluídos conduzidos dentro dele. Dessa forma, nas redes de incêndio os tubos galvanizados permitem um melhor trabalho sob pressão da água, maior resistência a choques mecânicos e mais estabilidade, além de garantir estanqueidade.

Seja para indústrias, edifícios comerciais ou residenciais, empresas e galpões ou qualquer ambiente com significativa circulação de pessoas, vale a pena investir em tubos de aço carbono galvanizados e conexões de qualidade, para garantir que o barato não saia caro no futuro e que a segurança de todo o local seja preservada.

Procurando tubos de condução para rede de incêndio confiáveis e resistentes? Fale com a gente e saiba mais!

Empresa certificada com CRCC Petrobras
Empresa com certificado ONIP
Empresa com certificado NBR ISO 9001

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone