Blog
Tubos trefilados

Saiba tudo sobre os tubos trefilados

Personalizados e versáteis, os tubos trefilados têm, para fins técnicos, a função principal de uma medida exata e precisa, com baixa ou até zero tolerância, diferentemente dos tubos estruturais e de condução, que permitem tolerâncias de até 12,5%. Eles são a pedida ideal para os mais variados projetos, por sua precisão e tolerância 100% personalizáveis. Dessa forma, podem ser grandes aliados em diversos projetos, sobretudo na indústria de autopeças. Conheça, a seguir, algumas características de um bom tubo trefilado.

O que são tubos trefilados?

Tubo trefilado é um tubo de medidas exatas e de precisão “customizadas”, para atender determinadas aplicações onde as tolerâncias são restritas e as medidas não seguem um padrão de mercado. Eles contam com requisitos de qualidades que podem deixar o tubo com um aço mais duro ou mais maleável, características que são aplicadas através de um tratamento térmico diferenciado.

Onde aplicar estes tubos?

Por possuírem um custo superior aos tubos padrão, devido à sua personalização e processo produtivo mais detalhado, seu uso é ideal para demandas e dimensões bem específicas. Entre os segmentos que mais utilizam tubos trefilados estão os setores de autopeças e motopeças, cardans, cabines agrícolas, industriais, hidráulicas e afins.

Por que os tubos trefilados recebem este nome?

Independente de seu formato, os tubos trefilados passam por um processo chamado de “trefila” que consiste em uma extrusão de uma outra medida maior até que o tubo chegue à medida exata e à precisão solicitada.

Neste processo, o tubo de aço é estirado através de uma força de tração proporcionada por ferramentas externas e internas. Isso altera suas dimensões, propriedades mecânicas e acabamento superficial, resultando em um produto mais preciso, eficiente e de baixa rugosidade no acabamento.

Existem normas técnicas para os tubos trefilados?

Como sua aplicabilidade é variável, os tubos de aço trefilados atendem a diversas normas técnicas. Pode-se citar as normas ASTM A513 TIPO 5, ASTM A214, DIN EN 10305-2 (antiga DIN 2393) e NBR 5599 como padrão.

Vale ressaltar que, como há diferenças entre eles em termos de estrutura, eles também costumam receber nomes específicos em siglas que informam o estado do material, como Tubo Trefilado NBK, BK, BKW, BKS ou GBK.

Como escolher um bom tubo trefilado:

Alguns compradores podem ter dúvidas em relação aos tubos trefilados. Por serem muito mais específicos do que os tubos estruturais e de condução, geralmente a maioria dos pedidos são feitos pela área de engenharia da empresa cliente, que já informa todas as tolerâncias e condições de fornecimento. Mas quando estas informações não estão disponíveis, é necessário contar com um fornecedor especialista nesta área, que saberá te auxiliar a identificar as tolerâncias e dimensões necessárias.

Aqui na Century Tubos, temos um estoque a pronta entrega de tubos trefilados que podem encaixar em sua demanda, ao contrário de boa parte dos concorrentes, além de contarmos com uma equipe especializada e pronta para te atender e compreender exatamente o que você precisa. Fale conosco e saiba mais!

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone