Blog
Tubos Galvanizados

As vantagens dos tubos galvanizados e suas aplicações

Tubos de aço carbono são muito utilizados nos mais diversos segmentos, sobretudo por sua resistência. Mas há um processo que garante que essa resistência seja ainda maior e que sua durabilidade seja estendida: a galvanização.

O que é Galvanização

A galvanização, de maneira resumida, é a aplicação de uma camada de zinco a uma superfície de aço para evitar a corrosão. No caso de tubos de aço carbono, a galvanização fornece uma proteção extra após o processo químico, que pode ser realizado a fogo ou de forma eletrolítica.

O que é a Galvanização a fogo?

A galvanização a fogo (ou zincagem por imersão a quente), é um processo químico onde o aço carbono e o zinco entram em contato, criando uma diferença de potencial elétrico entre os metais. Como o zinco é mais anódico do que o ferro na série galvânica, o material acaba “protegendo” o aço ao oferecer uma proteção catódica necessária para o aço não corroer com facilidade quando exposto ao ar.

Depois do banho de zinco, o tubo passa por uma neutralização, com a aplicação de uma proteção ao revestimento do zinco e a apassivação da camada para, eventualmente, receber uma camada de tinta no futuro, o que prolonga ainda mais sua durabilidade.

Os exemplos mais comuns de tubos que necessitam da galvanização a fogo são torres de transmissão, suportes aéreos para eletrificação, sustentação de pontes e sistemas de refrigeração.

O que é a Galvanização Eletrolítica?

Também chamada de Galvanização a Frio, a Galvanização Eletrolítica ocorre com um processo que utiliza a eletricidade.

Convertendo a corrente de alternada para contínua, é possível separar as partes positivas e negativas da corrente. Na parte negativa, são colocadas as peças, enquanto na parte positiva coloca-se o metal que fornecerá os íons para a solução. Dessa forma, os cátions do aço ficam dispersos na solução eletrolítica e convertem-se novamente em metal, e ao serem depositados sobre a superfície da peça, realizam sua galvanização.

Este processo é mais barato, e permite que o tubo tenha um acabamento mais liso, brilhante e uniforme. Entretanto, sua camada protetora é bem mais fina, o que acaba tornando sua proteção anticorrosão muito menos eficaz.

Quais as vantagens e aplicações dos tubos Galvanizados?

A principal vantagem da galvanização é sua proteção extra contra corrosão. Dessa forma, tubos galvanizados se tornam excelentes pedidas para projetos onde eles estarão expostos ao tempo e às intempéries. Chuvas, ventos, corrosão natural da exposição do aço ao ar e muito mais podem ter seus efeitos minimizados por conta da galvanização.

Geralmente o tubo galvanizado é usado em ambientes externos, por conta desta maior resistência às adversidades do tempo, mas nada é regra: o tubo galvanizado pode ser utilizado também em ambientes internos, como por exemplo na condução de fluidos corrosivos, o que garantiria mais durabilidade ao sistema.

Que tubos podem ser galvanizados e quais as normas que eles devem obedecer?

Qualquer tubo de aço para qualquer aplicação e dentro de quaisquer normas técnicas pode ser galvanizado para aumentar sua durabilidade e resistência à corrosão.

Existem alguns tipos de chapa de aço que possuem uma liga maior de zinco, essas chapas têm nominação do aço NBR 7008 ZC; NBR 7008 ZAR 230; NBR 7008 ZAR 345.

Se você quer levar mais resistência e investir em um projeto mais durável; invista em tubos galvanizados. Na Century Tubos, distribuímos tubos de aço carbono galvanizados nos mais diversos tamanhos e para as mais distintas aplicações, com entrega em todo o país. Fale conosco e saiba mais!

Empresa certificada com CRCC Petrobras
Empresa com certificado ONIP
Empresa com certificado NBR ISO 9001