Blog
Tubos Cardan

Conheça o Tubo Cardan – Um tubo para elementos de transmissão

Ideal para o setor automotivo, de implementos rodoviários ou mesmo em maquinário industrial, o tubo de aço Cardan reúne resistência, eficiência e uma aplicabilidade bastante específica. Conheça mais sobre ele a seguir.

O que é um tubo Cardan?

O tubo cardan é aplicado no eixo-cardan, sendo uma peça essencial para o funcionamento do equipamento que o utiliza.

É utilizado em equipamentos cuja necessidade de transmissão de força se dá entre dois pontos distintos: o Gerador de força e o Receptor. Em alguns equipamentos, pode haver desalinhamento entre ambos, sendo necessário que o eixo cardan trabalhe com alguns graus de desalinhamento entre eles sem haver perda de torque ou velocidade. Para tal, o tubo cardan é utilizado de forma que o desalinhamento não comprometa o desempenho do eixo, com as cruzetas exercendo papel fundamental neste trabalho, propiciando o ângulo necessário para que o eixo cardan exerça seu pleno desempenho no sistema.

Por que os tubos Cardan recebem este nome?

O nome vem de seu inventor, Geronimo Cardano, no século XVI. Alguns estudiosos pesquisavam como levar a força gerada pelo motor para as rodas traseiras de um veículo ou de uma máquina rudimentar, e depois de alguns experimentos, Cardano criou o eixo que hoje leva seu nome.

Como funciona um tubo para eixo cardan?

Basicamente o eixo-cardan transmite a força de um motor para um eixo. No caso de caminhões, por exemplo, essa transmissão é feita do câmbio ao diferencial, possibilitando a tração traseira a partir de um motor dianteiro. Já nas aplicações na indústria, o tubo cardan pode resolver o problema do desalinhamento do conjunto de trabalho como um todo em um maquinário.

Onde podem ser aplicados os Tubos Cardan?

No setor automotivo, são usados em veículos com motor dianteiro e tração traseira ou 4X4 como meio de transmissão, e ainda como substitutos da corrente de transmissão em motocicletas, o que torna o conjunto mais silencioso e melhora sua manutenção.

Na indústria, é amplamente aplicado para compensação do desalinhamento entre motores e equipamentos, podendo trabalhar em baixos ângulos e em alta velocidade ou vice-versa.

Já no segmento agrícola, seu uso é comum em tratores de pequeno, médio e grande porte; e no segmento naval, costuma ser aplicado em motores de navegação ou equipamentos extratores de areia, pedra e derivados.

 

O que garante a qualidade de um tubo Cardan?

Geralmente fornecidos com superfície externa lisa e protegidos por uma camada de óleo, para terem sua qualidade aferida, bons tubos Cardan precisam obedecer a algumas normas técnicas, como EN 10305-2, SAE 1020, EN 10305 -2 + C, DIN 2393 – BK, NBR 5599 -2 – + C e normas relacionadas aos aços SAE 1010 (E 195) e SAE 1020/1021 (E 275), por exemplo.

Aqui na Century, você os encontra dentro de todas estas normas de qualidade, com o melhor custo x benefício do mercado, entrega rápida e possibilidade de tamanhos grandes.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone