Blog

Porque fazer tratamento térmico nos tubos de aço

Os tubos de aço são imprescindíveis para a estrutura de grandes obras da construção civil e está presente também em residências nos mais diversos modelos, tipos e variedades.

Para os tubos de aço, existem diversas opções de tratamento para aumentar a sua resistência, sem perder a sua leveza. O tratamento mais utilizado para tal fim é o tratamento térmico.

O tratamento térmico reúne uma combinação aplicada de aquecimento e resfriamento em um curto espaço de espaço e que pode modificar as propriedades do aço, caso seja preciso atender as exigências de usinagem e sua utilização.

Para quê serve o tratamento térmico nos tubos de aço

O tratamento térmico objetiva, além de dar resistência e modificar as propriedades do material, fornecer:

  • Amolecimento para usar em outras aplicabilidades;
  • Aumentar resistência às fraturas no aço;
  • Estabilização das propriedades mecânicas e físicas contra mudanças decorrentes da exposição em outros ambientes sujeitos a fenômenos, como a dilatação do aço;
  • Garantir uma estabilidade parcial de dimensões do material.

Existem diversas classificações de tratamento térmico para serem utilizadas nos tubos de aço. As principais são: Normalização, Recozimento e o Têmpera. Vamos explicar cada uma delas.

Tratamento térmico: Normalização

A Normalização tem a função de melhorar as condições de usinagem do próprio aço. Além de preparar o material para outros tratamentos térmicos, sendo o ponto de partida do método de acabamento.

A normalização é capaz de homogeneizar a estrutura cristalina do material, eliminado pontos críticos anteriores que ficaram de outros trabalhos realizados no aço.

Com o processo de normalização, será possível analisar com exatidão as dimensões da peça para outras operações, porque o processo interfere diretamente na estrutura, chamada de perlita e ferrita após o resfriamento, que necessitam dos seguintes parâmetros para estar plenamente normalizada:

  • Estar com dimensões repetidas homogeneamente;
  • Sem estrutura intermediária;
  • Sem alinhamento;
  • Com os grãos definidos uniformemente.

Para atingir esses parâmetros, é necessário que seja avaliada a temperatura de aquecimento e resfriamento. O aquecimento acontece em até 900ºC, e para que aconteça a transformação em duas estruturas, a temperatura deve estar até 600ºC, acompanhando constantemente o processo para que a transformação seja eficiente.

Tratamento Térmico: Recozimento

O processo é até semelhante à normalização, mas a diferença está na velocidade do resfriamento, que é menor, e que pode ser feito no próprio forno onde foi feito o aquecimento. Os tubos de aço com alto teor de carbono ou de média liga são bons exemplos de como o Recozimento é eficiente.

Tratamento Térmico: Têmpera

É o tratamento mais conhecido e reconhecido no mercado. Baseia-se em resfriar o aço de forma de que o tempo de transformação da estrutura em perlita e ferrita não aconteça até atingir o processo de transformação em outra estrutura, a martensita.

O método de transformação pode acontecer por meio de óleo, água, salmoura, uma solução de soda cáustica ou composição química. Na têmpera, existem três estágios de resfriamento:

  • O primeiro começa após a imersão do aço no líquido e há a transferência do calor por radiação com um a velocidade lenta, formando uma cortina de vapor.
  • No segundo, a cortina é rompida e a superfície recebe um banho do líquido de têmpera, o que inicia a ebulição do material. Resfria-se rapidamente e há grande transferência do calor.
  • No último estágio, a transferência se dá por convenção até que sua temperatura fique equilibrada.

Na têmpera, é necessário muito cuidado com todos os passos do processo, por ter componentes químicos e altas temperaturas. Somente um profissional especializado pode executar esse processo.

O resultado é um tubo de aço resistente, que suporta grandes impactos sem perder a sua leveza, indicado para as mais diversas aplicações de trabalho.

Para comprar tubos de aço, você deve contar com uma empresa especializada e que possui um estoque completo de diversos tamanhos e medidas para sua necessidade. Conte com a Century Tubos para te ajudar.

Entre em contato e faça já o seu orçamento dos tubos de aço e descubra porque somos referência na área.

Fonte:
http://www.qualinox.com.br/tratamento_termico.htm
https://www.mecanicaindustrial.com.br/27-tratamento-termico/

Acesse

Century Tubos e Conexões

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone