Blog
Diferenças entre tubos com Costura e sem Costura

Quais as diferenças entre tubos de aço com costura e tubos de aço sem costura?

Tubos de aço carbono podem contar com as chamadas “costuras”, que são soldas de uma chapa de metal em suas extremidades para uni-las. Mas quais as diferenças entre tubos de aço com e sem costura? Em quais aplicações eles podem ser usados? Descubra a seguir!

O que são Tubos com costura

Os chamados “tubos com costura” são tubos de aço que recebem uma soldagem nas extremidades, unindo-as através do calor e de instrumentos específicos para adquirir as diferentes espessuras, metragens e diâmetros desejados.

Estes tubos são comuns nas mais variadas indústrias, como a automobilística, a usinagem, o agronegócio, maquinário e equipamentos, entre muitas outras.

O que são tubos sem costura

Tubos de aço sem costura não passam por nenhum tipo de soldagem. São produzidos com cilindros de aço que são aquecidos e posteriormente têm seu miolo retirado, ficando ocos e sendo posteriormente perfurados.

Podem ser utilizados em aplicações de pressão de óleo ou vapor para grandes esforços, como projetos de pistões hidráulicos e caldeiras em grandes indústrias.

Como se produz um tubo de aço com costura?

Para produzir um tubo de aço com costura, uma chapa de aço maciça é dobrada em volta de si, unindo as extremidades para formar um cilindro. Na sequência, o ponto de contato entre as laterais dessa placa é soldado, ou “costurado” de forma imperceptível, criando o tubo com costura.

Quais as vantagens de um tubo com costura?

Versáteis, resistentes e mais baratos, os tubos com costura podem atender diversas aplicações e acabam sendo mais econômicos, pois seu processo produtivo é mais simples.

Existem poucas opções de fabricantes de tubos sem costura no Brasil, o que torna sua comercialização praticamente um monopólio, sujeita à disponibilidade ou à importação de novas peças. Dessa forma, além do custo x benefício de um tubo com costura ser considerável, sua aplicabilidade é bastante ampla e sua disponibilidade tende a ser maior.

Na Century Tubos, trabalhamos apenas com tubos com costura, em entendimento às demandas do nosso mercado. Oferecemos tubos com costura a pronta entrega tanto para fins estruturais como para condução, dentro das normas técnicas NBR6591; NBR8261, ASTM A500, NBR5580 e NBR5590.

Solicite um orçamento entrando em contato conosco e descubra toda a versatilidade e economia dos tubos com costura!

 

Empresa certificada com CRCC Petrobras
Empresa com certificado ONIP
Empresa com certificado NBR ISO 9001