Blog

Conheça o tubulão, o diferencial da Century Tubos

O tubulão talvez não seja o nome mais conhecido para algumas pessoas no ramo, mas a sua essencialidade é imprescindível para quem precisa montar estruturas pesadas e necessita de sustentação para tal.

Os tubos de aço de grandes dimensões é utilizado em sua essência para a construção de locais, sendo aplicado na parte estrutural das grandes construções que vemos nas cidades.

A sua base é alargada, o que significa que o diâmetro da base é maior que o do fuste, a base de sustentação. Essa diferença faz com que a maior parte da capacidade de carga a qual deva sustentar provém do contato com o solo.

A estaca que ajuda a sustentar a estrutura do tubulão é capaz de resistir aos esforços demandados pelo peso da estrutura, muito pelo contato lateral com o próprio solo.

Para sua construção, deve ser seguido os parâmetros mais rigorosos de qualidade para atender a norma aplicada para o produto, a NBR 8261, que normatiza a fabricação de tubos de solda a frio, e a ASTM A500.

Tipos de tubulão

Para classificar qual tubulão utilizar, devemos levar em consideração qual o tipo de execução e o seu formato. Conheça os tipos disponíveis dos tubos estruturais:

Quanto à execução

Tubulão a céu aberto: O modelo mais convencional. A sua instalação é feita com a escavação, de forma manual ou mecanizada, do fuste em que será colocado o tubo. O procedimento é parecido ao da colocação de uma estaca escavada.

Observando alguns detalhes, como a resistência do solo e o nível de água na hora da fundação, o funcionário responsável pela escavação poderá ir até o final para fazer o buraco conforme o projeto especificado.

Tubulão a ar comprimido: Esse método é utilizado em casos onde a água possa impossibilitar a execução tradicional da escavação. Um compartimento em torno da fundação é instalado onde introduz-se o ar comprimido na base para evitar a entrada de água no tubulão.

Assim, o funcionário poderá trabalhar normalmente na escavação, alargando-a se preciso. O ar comprimido é eliminado depois da concretagem do local.

Quanto ao modelo:

– Tubulão circular;
– Tubulão retangular;
– Tubulão quadrado.

As dimensões padrão do tubulão variam de acordo com cada modelo, sendo possível padronizar os valores de acordo com o projeto. O tubulão é aplicado em sua essência nas principais edificações industriais, comerciais e residenciais. Exemplos de shopping centers, aeroportos, torres de transmissão até na fabricação de máquinas e equipamentos.

Tubulão é na Century Tubos

Se a sua empresa precisa de tubos estruturais para levantar seus novos projetos, o seu lugar é aqui na Century Tubos. Temos o maior estoque do mercado e todos os modelos disponíveis de tubulões para sua necessidade.

Os tamanhos dos tubos de aço estrutural são planejados de acordo com as especificações do seu projeto, com a ajuda de uma equipe de vendedores especializada e focada em lhe atender com excelência e qualidade. O tubulão que você precisa está na Century Tubos! Faça seu orçamento conosco.

Acesse

Century Tubos e Conexões

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone