Blog

Conheça nos tubos de aço os tipos de roscas e conexões da Norma 5590

Falamos anteriormente sobre as normas para fabricação de tubos de aço destinados para instalações residenciais, comerciais e industriais para condução de fluidos.

Enquanto falamos que a norma 5580 se destina para condução em residências e comércios sem precisar ser atendidos requisitos mais específicos, a norma 5590 possui requisitos específicos de diâmetro, graus de aço, entre outros. Além de determinar diversos ensaios de resistência e pressão hidrostática para garantir a certificação do produto.

Dentro dos requisitos para aprovação dos tubos de aço na norma, estão contidos além do tratamento térmico, composição química e tração, estão também a questão das extremidades rosqueadas, que precisam atender as normas internacionais.

Conheça as roscas e conexões para tubos de aço segundo norma 5590

Existem três tipos de roscas e conexões para os tubos: a BSP, NPT e o sistema de conexão Grooved. Porém, a BSP é destinada para instalações residenciais e atendem à norma NBR 5580, portanto esse modelo não pode ser aplicado em tubos para condução de fluidos contra incêndio.

Enquanto isso, a rosca NPT e o Grooved são realizadas segundo parâmetros da norma NBR 5590, em que são mais resistentes e suportam maior pressão. Vamos especificar cada uma das roscas e apresentar para você.

Rosca NPT

Se compararmos com a BSP, a rosca NPT é muito mais robusta, tudo para cumprir os requisitos que a norma vigente aplica para confiabilidade e para suportar pressão. Muitas vezes, as roscas BSP e NPT pode ser confundida na hora da aplicação no tubo, mas a diferença está bem definida.

Em tubos fabricados na 5590, não tem como usar rosca BSP. Na 5580, é impossível utilizar a rosca NPT. Isso fica fácil de perceber nos tubos com diâmetros 2.1/2mm e de 6mm.

Diferentemente da rosca BSP, a parte interna e a externa são cônicas, o que permite que haja vedação em todos os filetes, garantindo maior segurança e diminui a possibilidade de vazamentos futuros.

Sistema de conexão Grooved

Já no Grooved, ou rosca por ranhura, é uma tecnologia mais avançada, que traz maior confiabilidade e versatilidade ao sistema de tubos de aço. É um anel de vedação colocado nas extremidades e que, acoplados no Grooved, recebe o aperto de parafusos e porcas e tem como resultado uma conexão mais segura, sem possibilidade de vazamentos.

O Grooved permite ser até seis vezes mais rápido para instalar em relação aos métodos mais convencionais. Isso traz uma vantagem bem mais competitiva e otimiza o trabalho da equipe de instalação.

Importante é frisar que, tanto a rosca NPT quanto o Grooved, precisam estar devidamente identificados com a aprovação da norma NBR 5590 marcadas no corpo, para devida segurança e atendimento da mesma.

Para comprar tubos de aço para redes de incêndio com rosca NPT ou Grooved, conte com a especialista na área, que possui o maior estoque do mercado, pronto para lhe atender em qualquer aplicação. A Century Tubos está há mais de 30 anos na área, marcando seu nome e sendo líder de mercado.

Faça o seu orçamento e monte sua rede com segurança com os tubos da Century Tubos.

Fonte:
https://www.alvenius.ind.br/produtos/incendio-deteccao-e-combate/incendio-sistema-ranhurado/
https://www.linkedin.com/pulse/diferen%C3%A7as-entre-roscas-bsp-e-npt-cleyton-oliveira

Acesse

Century Tubos e Conexões

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone