Os tubos de aço estão presentes em diversas atividades industriais do nosso mercado, como nas áreas químicas, as petroquímicas, as refinarias de petróleo, indústrias alimentícias, de processamento e na área farmacêutica.

Atualmente, existem dois tipos de tubos disponíveis no mercado: Os tubos de aço sem solda e os tubos de aço com solda, modelo que ganhou o mercado e se consolidou como o mais utilizado.
Com as grandes transformações nos seus controles de processos, nos modelos de ensaios não destrutivos, os tipos de acabamento evoluíram e ficaram mais rápidos, entre outras mudanças fizeram com que os tubos de aço com solda substituíssem as versões antigas e chegar ao topo.

Os tubos soldados receberam também um novo codinome: o Soldado por Resistência Elétrica, abreviado em inglês por ERW. O diferencial deste modelo está nas tolerâncias dimensionais e no seu processo de fabricação, entre outras razões que explicaremos neste post.

Tipos de produção dos tubos de aço com solda

Na hora de fazer a tubulação da sua empresa, escolher quais tubos trabalhar será a diferença entre um projeto de sucesso e constantes dores de cabeça e preocupações com qualidade, resistência e durabilidade da instalação. Com o tubo soldado, o risco é muito menor porque durante a sua produção, ela passa por processos bem definidos. Saiba quais são:

1. O processo de soldagem do tubo é realizado de duas formas: a longitudinal e a espiral

Na forma longitudinal, a solda é feita a partir de uma geratriz do tubo que vai se alongando por toda a sua extensão, onde a corrente elétrica é passada através das superfícies que precisam ser soldadas entre si. A resistência à esta corrente gera o calor que irá formar a solda. Disso, sai o nome ERW.

Na forma espiral, a matéria-prima da solda é uma bobina de indução que atrairá a corrente necessária, a resistência e o calor suficiente para soldar o tubo. Esse processo é muito utilizado para tubos de aplicações críticas, como na área de energia.

2. A solda possui dois tipos: a de topo e sobreposta

A solda de topo é mais utilizada em tubos soldados em processos com adição de metal e tubos de pequeno diâmetro com solda elétrica. A solda sobreposta é destinada aos tubos de grande diâmetro.

3. Tolerância de diâmetro

A produção dos tubos com solda é feita com tolerâncias dimensionadas mais apertadas. Com isso, o produto fica mais consistente e diminui a quantidade de perda do material por erros na hora do corte.

Estes passos da produção precisam ser seguidos à risca para que sua instalação tubular tenha qualidade e consiga atender todas as suas necessidades. Na Century Tubos, temos os tubos de aço com solda de várias medidas, com uma vasta cartela de especificações direcionadas para atender o seu negócio.

Entre em contato, converse com um de nossos representantes e receba toda a assistência para esclarecer suas dúvidas. Aqui na Century Tubos, prezamos pela qualidade, vanguarda e as melhores soluções em tubos de aço para a sua empresa.

Categorizado em: